As Três Palavras Mágicas Para Aprovação Em Mestrado e Doutorado

Se quiser ser aprovado, comece a utilizá-las hoje!

Através dos processos seletivos de que eu já participei, da minha experiência enquanto candidato, de pesquisa realizada com colegas que participaram de inúmeros processos e da minha atuação em bancas, eu identifiquei um padrão para aprovação em seleções de mestrado e doutorado. Esse padrão pode ser reduzido a três palavras:

PLANEJAR, DESEMPENHAR E SURPREENDER.

No minicurso de aprovação em mestrado em doutorado que eu ministro no Programa de Produção Acadêmica eu trabalho isoladamente cada uma dessas ações.

Dentre essas três ações, planejar é a que apresenta menor risco.

O primeiro ponto a ser planejado é a candidatura, e você faz isso organizando os prazos do edital, analisando as fases do edital, se ambientando com essas fases, identificando os seus pontos fortes a partir da análise do edital e do programa, inclusive da análise de possíveis linhas de pesquisa de possíveis orientadores. 

O primeiro ponto a ser planejado é a candidatura, e você faz isso organizando os prazos do edital, analisando as fases do edital, se ambientando com essas fases, identificando os seus pontos fortes a partir da análise do edital e do programa, inclusive da análise de possíveis linhas de pesquisa de possíveis orientadores. 

Felipe Asensi

Além da candidatura, o plano de estudos também deve ser planejado, é preciso elaborar um plano de estudos considerando a bibliografia presente no edital.

Na fase de planejamento você também precisa preparar o seu curriculum, existem formas de melhor apresentação do curriculum para uma seleção.

Se você vai se candidatar a um mestrado e/ou doutorado no Brasil a melhor forma de fazer isso é através do curriculum lattes. Existem algumas partes do curriculum lattes que são mais vistas, e outras partes que são consideradas mais importantes. Uma parte muito vista, por exemplo, é o resumo do curriculum, já uma parte considerada como muito importante é a produção bibliográfica. Essas são as suas duas oportunidades de tornar o seu currículo diferenciado, você precisa se dedicar a elas.

A produção acadêmica estratégica também é essencial. Os editais são constantemente lançados, você precisa desenvolver uma estratégia de produção considerando o tempo que dispõe até a seleção, isso também envolve o planejamento. 

Planejar não é só analisar o edital, analisar o programa, analisar o possível orientador, também envolve a preparação do currículo e a produção acadêmica estratégica. Se o candidato focar nesses pontos, sua candidatura estará bem planejada, e as fases seguintes tendem a fluir melhor. 

O planejamento não é um ponto complicado, é um processo simples, eu ensino o seu passo a passo no Programa de Produção Acadêmica. Implementando essas ações você aumentará significativamente as suas chances de aprovação.

No vídeo abaixo eu vou tratar das outras duas ações que vão te ajudar na aprovação em mestrados e doutorados, desempenhar e surpreender. Dá uma olhadinha:

Viu só?

Eu espero sinceramente que conhecer cada uma dessas três palavras mágicas te ajudem na aprovação.

Então agora eu quero te pedir uma coisa…

Comenta aqui embaixo o seguinte:

  • Você tinha noção da importância do planejamento para a sua aprovação?
  • Como esse vídeo contribuiu para te ajudar a planejar?

Eu vou adorar conhecer melhor a sua história e saber que estou ajudando de alguma maneira….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Endereço

Travessa Expedicionário Aquino Araújo, n. 744/1001
Vila Velha/ES - Brasil
CEP: 29100-032
CNPJ: 17.074.190/0001-94

Acesse ainda mais conteúdos para a sua carreira acadêmica

© Felipe Asensi | Todos os materiais e conteúdos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais

Olá, Eu sou o Felipe!

Assine nossa news e fique informado.

Rolar para cima
×