5 Formas Infalíveis De Construir Autoridade Acadêmica

Num mundo com cada vez mais acadêmicos, só aqueles com autoridade conseguirão colher os melhores frutos, mas: O que é exatamente autoridade acadêmica e mais do que isso, como construí-la de forma efetiva e rápida?

Marketing para acadêmicos: 05 formas de você construir sua autoridade acadêmica

Quando se fala de autoridade acadêmica logo pensamos em longos anos e décadas trabalhando com um objeto de pesquisa, inúmeras publicações e diversas atividades de pesquisa e ensino para quem sabe um dia você alcançá-la.

Mas será que você precisa de tanto tempo assim para construir a sua autoridade acadêmica ou existe algum “atalho” que encurte o caminho?

Não tão antigamente assim, falar em autoridade acadêmica significava fazer graduação, mestrado, doutorado, publicar bastante, orientar dissertações e teses e dedicar muitos anos da sua vida para tentar um lugar ao sol. Hoje você tem mais opções…

Felipe Asensi

Mas com tanta tecnologia à disposição, você não precisa contar com o destino para se posicionar como um acadêmico relevante e que produz contribuições importantes para um determinado tema de estudo e pesquisa.

Inclusive você pode até ser bem remunerado se souber as “101 maneiras de ganhar dinheiro com seu conhecimento acadêmico”.

O fato é que a tecnologia por si só não basta e você precisa se ligar nisso o quanto antes se quiser “jogar esse jogo” da autoridade acadêmica.

Comunicar com estratégia é a palavra de ordem e, para isso, temos que conversar seriamente sobre uma palavrinha que tende a ser vista como “invenção do demônio” pelos acadêmicos: o marketing.

Se você pensar bem, a construção de uma autoridade acadêmica sempre dependeu de marketing. O marketing é o meio através do qual você pode fazer com que as suas ideias e publicações cheguem a pessoas que desejam consumir essas ideias e publicações. Sempre foi assim então, mesmo que alguns acadêmicos que hoje são autoridade não reconheçam…

Felipe Asensi

A diferença é que hoje, em meio a tanta informação a que somos submetidos diariamente, é muito complicado, arriscado e demorado você confiar que o mundo vá conspirar para que as pessoas lhe reconheçam como autoridade em determinado assunto.

Então neste artigo eu quero “encurtar” seu caminho. Eu quero compartilhar contigo 05 formas que eu e meus alunos de empreendedorismo acadêmico usamos para construirmos a nossa autoridade acadêmica a partir do marketing (sim, marketing!).

Mas antes… um aviso: se você é um caretão que acredita que o jeito tradicional de esperar algumas décadas para construir autoridade é a melhor estratégia, sugiro nem continuar a leitura, ok?

1. Marketing para acadêmicos: uma introdução

Marketing para acadêmicos: 05 formas de você construir sua autoridade acadêmica
Marketing para acadêmicos: 05 formas de você construir sua autoridade acadêmica

O marketing é realizado por qualquer acadêmico, inclusive por você.

Tem acadêmicos que até chamam de outro nome para se “sentirem melhor” com o seu preconceito, mas o fato é que você, eu e todo mundo faz marketing no mundo acadêmico o tempo todo.

A questão é: ao “virar as costas” para o marketing que você próprio faz, você perde a chance de aprender mais sobre ele e usá-lo para ampliar seus resultados em termos de autoridade acadêmica.

Olhe só o que você perde quando vira as costas:

  1. Bate cabeça para ser reconhecido no mundo acadêmico
  2. Não sabe o que pode fazer para conseguir as melhores oportunidades acadêmicas
  3. Fica em “negação” achando que o mundo nunca te proporciona as grandes chances
  4. Tem a sensação de “enxugar gelo” porque todo o trabalho que você investiu tempo não se converte em leituras, convites, citações e outros sinais de autoridade acadêmica.

Eu não sei você, mas eu não gosto da ideia de gastar horas, dias, meses e anos para ter uma produção acadêmica de qualidade e simplesmente ninguém ler, citar ou sequer me chamar para uma exposição sobre o que produzi.

Você passa por isso?

Sem querer ser repetitivo ou generalizar: mas a provável causa é que você “virou as costas” para o marketing neste tempo.

Conclusão: as chances são que você faz marketing sem saber (ou sem reconhecer que faz) e provavelmente faz sem estratégia…

2. Benefícios do marketing para acadêmicos

Marketing para acadêmicos: 05 formas de você construir sua autoridade acadêmica
Marketing para acadêmicos: 05 formas de você construir sua autoridade acadêmica

O marketing tem muitos benefícios para qualquer acadêmico.

Não importa se você é um graduando ou pós-doutor, se você utiliza as estratégias de marketing adequadas você vai mais longe e mais rápido.

Eu faço isso. Quando passei a assumir o marketing como uma ferramenta de construção de autoridade e me livrei desse “preconceito”, tudo mudou na minha carreira acadêmica.

Hoje eu digo com todas as letras: eu não corro atrás de oportunidades… são as oportunidades que correm atrás de mim!

Felipe Asensi

Por quê? Porque eu uso o marketing de forma íntegra para fazer com que minhas ideias e pesquisas cheguem a quem deseja saber mais sobre elas. Simples, né?

O marketing permite que eu seja lido por quem quer saber mais sobre o que escrevo, palestro, produzo.

Imagino que você também queira isso, correto? Não conheço um acadêmico sequer que não deseja ser lido por alguém…

Então confira aqui os principais benefícios que o marketing pode proporcionar a qualquer acadêmico, independente da sua titulação ou área do conhecimento:

  1. Posicionamento perante as pessoas que quer atingir
  2. Construção de autoridade
  3. Aumento significativo de leituras, citações e convites
  4. Alcance de oportunidades jamais pensadas
  5. Crescimento exponencial dos objetivos acadêmicos que pretende atingir

Você deve ter reparado que esses são benefícios diretos, mas tem muitos benefícios indiretos ainda e eles são incontáveis…

Então agora vamos às 05 formas de você construir sua autoridade acadêmica por meio do marketing.

3. Formas de construir sua autoridade acadêmica por meio do marketing

Antes de tudo, confira só essa entrevista comigo do Projeto Carreira Acadêmica sobre construção de autoridade acadêmica:

Entendeu como você pode construir mais rapidamente a sua autoridade hoje se comparado a qualquer outro momento anterior?

Então agora eu vou te apresentar 05 formas de você chegar lá. Vamos nessa:

#1. Invista em identidade visual

O investimento na identidade visual deve compor as suas estratégias, pois é um ponto crucial para quem quer ser visto como um excelente acadêmico e, por isso, deve ser uma das primeiras atitudes que você precisa tomar.

É extremamente importante você planejar como as pessoas devem enxergar o seu trabalho e a sua produção.

A identidade visual está em tudo que tem contato com as pessoas que você quer atingir: roupas, cores, artes, emails, sites, redes socias, e por aí vai…

Dessa forma, planeje sua logomarca, as fontes e as cores que serão usadas em seu site, as assinaturas de seus e-mails e em todas as comunicações necessárias no seu dia a dia, inclusive as aulas e palestras.

#2. Alinhe o marketing aos seus objetivos

Marketing sem objetivos não vai muito longe…

Isso mesmo: toda e qualquer ação de marketing depende de objetivos concretos que você quer atingir.

Imagine só se você fosse tirar uma viagem de férias, mas sem definir para onde. O restante das suas decisões (ex: hotel, passagem, etc) ficaria absurdamente comprometido…

No marketing, assim como nas viagens de férias, as decisões de onde você quer chegar são essenciais para você chegar lá com mais eficiência, sem perder energia ou até dinheiro.

#3. Decida quem você quer atingir

Uma das vantagens da construção de autoridade acadêmica hoje é que não existe um caminho único.

Mas isso não quer dizer que você possa ser errático, ou seja, colocar o marketing na frente da decisão de quem você quer atingir.

A depender do seu objetivo, é importante que você determine de qual região você pretende atingir, qual área/assunto, a titulação das pessoas que você deseja ser lido, entre outras características. 

Assim, ficará mais fácil saber de que modo atrair as pessoas com as suas estratégias de marketing…

#4. Amplie sua rede de parceiros

Se você quer caminhar para frente, vá sozinho. Mas se você caminha com parceiros acadêmicos sólidos, você vai muuuuuuuito mais longe…

Faça parcerias sólidas, profundas, de vida com outros acadêmicos. Isso quer dizer que você precisa ser uma pessoa interessada no sucesso da sua rede, e não interesseira. Não se faz parceria sólida com toma-lá-dá-cá…

Com uma rede de parceiros que você nutre ao longo da sua trajetória acadêmica é possível receber indicações, convites, oportunidades e outros mecanismos dadivosos de entreajuda que fogem à imaginação.

Uma maneira de aumentar sua rede de parceiros é por meio de eventos, tais como o CAED-Jus e o CAEduca, que são eventos formatados para a troca e não para a transmissão passiva de conteúdo.

Por exemplo: você pode em eventos que permitem isso realizar parcerias, contatos e trocas com outros participantes e até mesmo com palestrantes e organizadores. Se você estiver como ouvinte, você ainda pode colaborar para que o evento se torne mais conhecido ou aprofunde este elemento da troca.

Ou seja, sendo muito sincero contigo: se você é daqueles que busca competição e individualismo no mundo acadêmico, saiba que você está perdendo uma grande chance

#5. Tenha um site com blog

Para muitos acadêmicos, as estratégias de marketing do empreendedorismo acadêmico são algo novo, mesmo um simples site.

Mas deixa eu te contar uma coisa e eu espero sinceramente que você leve em consideração: o site não é somente uma página na internet, ele pode ser muito útil para a sua autoridade acadêmica e talvez seja a principal forma.

E o ideal é o quê? Um site com blog. Porque lá você pode postar artigos como esse que está lendo e construir a autoridade perante os “robôzinhos” do Google e Redes Sociais.

Ter um site com blog será fundamental para:

  1. Estar disponível a qualquer momento: o site poderá ser um canal de contato e de disseminação de ideias. Assim, quem pesquisar sobre o que você produz ou quiser enviar alguma mensagem poderá ter essas informações rapidamente no seu site/blog;
  2. Conquistar novos fãs: visitantes do site que sejam transformados pelo conteúdo do seu site/blog tendem a mais rapidamente lhe conceber como autoridade e, com isso, a disseminarem as suas ideias e produções espontaneamente;
  3. Ter o Google e Redes Sociais trabalhando para você: você já pensou o que faz com que uma pessoa ranqueie na primeira página do Google quando alguém procura uma palavra? Pois é… site/blog com muito conteúdo de valor faz essas coisas e você hoje tem a chance de ter essa tecnologia à sua disposição e trabalhando para você.

Eu, Felipe, acredito que não tem como crescer de maneira sustentável e exponencial a autoridade acadêmica sem isso. Não é item opcional na sua jornada…

4. A oportunidade de encurtar o caminho

Bom, eu te mostrei nessas linhas como o marketing é essencial para que os acadêmicos consigam construir uma autoridade acadêmica hoje

E você? Quais estratégias de marketing você utiliza? Poste aqui abaixo

Ahh… e se você quiser encurtar seu caminho na autoridade acadêmica, eu te recomendo ingressar na minha próxima turma do Programa Empreendedorismo Acadêmico. É sério: você não precisa esperar anos ou décadas para construir a sua autoridade e até ser muito bem remunerado por isso…

Assine a lista de espera (seja rápido quando abrirem as vagas, pois costumo fechar antes do tempo) e nos vemos lá!

Ahhh… e você também pode começar agora mesmo o meu Curso “101 maneiras de ganhar dinheiro com seu conhecimento acadêmico”.

2 comentários em “5 Formas Infalíveis De Construir Autoridade Acadêmica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço

Travessa Expedicionário Aquino Araújo, n. 744/1001
Vila Velha/ES - Brasil
CEP: 49100-032

Acesse ainda mais conteúdos para a sua carreira acadêmica

© Felipe Asensi | Todos os materiais e conteúdos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais

Olá, Eu sou o Felipe!

Assine nossa news e fique informado.

×