O que é Qualis Periódicos e como ele afeta seu artigo?

Confira o que é Qualis Periódicos, um dos principais critérios de avaliação de revistas no Brasil, e como utilizá-lo.

Qual a importância da Qualis  na hora de escolher em qual revista publicar o seu artigo?

Quando iniciamos na vida acadêmica, nos deparamos com vários termos e nomenclaturas novos, que muitas vezes nos deixam perdidos por não sabermos bem do que se trata.

É muito comum quando vamos buscar por algum artigo científico, perguntas como:
“ qual é o Qualis deste artigo? Ou quantos pontos esta revista vale?”


Mas, afinal o que é o  Qualis Periódicos? 

O Qualis é um conjunto de procedimentos criado pela CAPES, para avaliar os programas de pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado- do Brasil.

Ou seja, o Qualis avalia a qualidade da Inteligência Intelectual dos programas de pós-graduação no país. Ele por sua vez vai aferir os artigos a partir de uma análise das revistas científicas.

O artigo publicado é a forma que o Qualis consegue validar a qualidade dos cursos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado.

No entanto, você como candidato não deve escolher uma revista pelo qualis que ela tem, pois pode ocorrer da revista que você escolheu, não ser relacionada ao seu tema de pesquisa.

Por isso é importante, que você como candidato deva ficar atento tanto a nota da qualis dada a revista, quanto ao tema da sua pesquisa.

Veja se o tema da sua pesquisa está de acordo com a revista que irá aplicar caso não esteja, faça uma nova pesquisa para não correr o risco de ter seu artigo rejeitado por divergência dos temas. 

Mas, como é feita essa avaliação do Qualis Periódicos? 
O Qualis vai aferir a qualidade dos artigos a partir da análise das revistas científicas, e para isso é dividido nos seguintes estratos: 

A1 e A2: São artigos com maior qualidade
B1,B2,B3,B4 e B5: mediano
C: Conceito zero.

É dentro desta estratificação dos artigos publicados que é feita a análise do Qualis. 

No entanto, esta avaliação é feita por áreas, logo uma mesma revista pode ser avaliada por uma ou demais áreas presente na mesma.

Mas, como isso pode ser mensurado, quando o artigo é publicado? 

Por exemplo, se uma revista publica um artigo que contenha conteúdos nas áreas de Sociologia e História, ela pode receber A1 para área de Sociologia e B3 para área de História. Isso acontece pois,  cada área é avaliada de acordo com seus próprios métodos científicos.

Para poder verificar o Qualis, basta acessar a Plataforma Sucupira para saber mais e conhecer a plataforma. Quando acessar o site, você vai verificar de três formas bem simples as revistas que deseja, veja abaixo:

1- ISSN: É o identificar de oito dígitos que as publicações que tenham periodicidade recebem.
2- Título parcial ou completo: Digitando o título por completo ou apenas parte dele, ou apenas área da revista.
3- Classificação ou área de avaliação: Pesquisando todos os periódicos que receberam a classificação escolhida ou então a avaliação selecionada.

Toda essa avaliação tem um grande peso para os periódicos científicos, pois aqueles que possuírem uma melhor avaliação, ganham mais visibilidade e mais credibilidade, favorecendo assim sua visibilidade junto a escolha dos alunos, e podendo ser cada vez mais exigentes com os artigos a serem escolhidos para publicação. 

Como encontrar uma revista científica de qualidade para publicar o seu artigo

Agora que você sabe como funciona o Qualis, e entendeu melhor o processo de avaliação e pontuação, deve estar se perguntando:

Como deve fazer para escolher melhor a revista para publicar o seu artigo?
Qual é a melhor revista para publicar o seu artigo?
Onde pesquiso por estas revistas?

Calma que vou indicar as melhores formas para não errar neste momento tão importante, seja sua primeira submissão ou não, vamos lá.

Google: você pode buscar pelo nome do curso ou da faculdade que você já conhece e deseja, ou fazer uma busca direta mesmo se ainda não sabe para qual deseja aplicar. Quando digita o nome da faculdade é melhor porque já aparece o nome da revista da área específica, é mais direcionado.

SciELO: é uma base indexadora que possui dezenas de temas, você pode buscar apenas pelo assunto que vai filtrar para você artigos científicos relacionados a sua busca. É uma excelente forma para pesquisar assuntos muito específicos, e toda revista que está dentro desta plataforma tem uma avaliação muito boa de Qualis.

Diretamente na Plataforma Qualis Sucupira: é onde os professores informam suas publicações e é por aqui que é feito a avaliação do artigo e a plataforma toma conhecimento da revista e faz a avaliação.

A pesquisa feita diretamente pela Plataforma Sucupira, é uma das melhores, pois você consegue identificar a avaliação das revistas de forma atualizada.

Muito importante é você analisar o tema da revista a qual você deseja aplicar seu artigo para submissão, para não correr o risco de ter a sua pesquisa recusada no primeiro momento.

Para te ajudar ainda mais em como escolher a sua revista para publicação do seu primeiro artigo te convido a assistir a conversa que tive com meu amigo Borba.

Uma conversa muito rica de conteúdo para te ajudar ainda mais nessa grande decisão. 

Um grande abraço. 

 ========================================================

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço

Travessa Expedicionário Aquino Araújo, n. 744/1001
Vila Velha/ES - Brasil
CEP: 49100-032

Acesse ainda mais conteúdos para a sua carreira acadêmica

© Felipe Asensi | Todos os materiais e conteúdos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais

Olá, Eu sou o Felipe!

Assine nossa news e fique informado.

×