Como divulgar a sua produção acadêmica e construir a sua autoridade com isso

Se você acha que ter autoridade é apenas ter produção acadêmica, você está muito enganado.

como_divulgar_a_sua_producao_academica_e_construir_autoridade_felipe_asensi
Como divulgar a sua produção acadêmica e construir a sua autoridade com isso

Construir a sua autoridade como um acadêmico não é nada fácil, pois existem muitas “provas”, comparações e caminhos que você precisa superar para chegar lá.

Primeiro de tudo, é importante que você pare de se comparar com quem já está aí na vida acadêmica há dez, vinte ou trinta anos.

O modo como se constrói a autoridade acadêmica hoje mudou, ok?

Foque em se destacar e mostrar a sua contribuição acadêmica ao mundo para que a construção de autoridade seja uma consequência das estratégias que você adota.

Felipe Asensi

Devido a situação pandêmica em 2020 que pegou a todos de surpresa, a internet teve um “boom” de acessos e nunca foi tão comprovado que todos temos sim de estar presentes no mundo digital para construirmos a nossa autoridade acadêmica.

Todo ano eu compartilho as novas estratégias sobre isso no meu evento anual, o Camp Carreira Acadêmica.

É verdade que essa força da internet é crescente e também é verdade que a pandemia acelerou algo que aconteceria uma hora ou outra: a possibilidade de você construir a sua autoridade acadêmica muito mais rápido.

A importância de ter sua presença online 

como_divulgar_a_sua_producao_academica_e_construir_autoridade_felipe_asensi
Como divulgar a sua produção acadêmica e construir a sua autoridade com isso

Apesar do inegável movimento mundial em que estamos, ainda há acadêmicos que ainda não entendem a importância de ter a sua presença digital.

Com as pessoas em suas casas por lazer, trabalho, licença ou férias, o acesso à internet multiplicou muito e, com isso, a busca por conhecimento sobre diversos assuntos acadêmicos também.

Aí vem a pergunta: por que não aproveitar que há um número gigante de pessoas online para divulgar o seu trabalho e aumentar a sua autoridade acadêmica?

Para fazer a divulgação dos seus conhecimentos que estudou por tanto tempo, você deverá primeiro definir a que público será direcionado o seu conteúdo.

Felipe Asensi

O seu público são as pessoas que têm potencial interesse nos assuntos que você aborda em seus trabalhos e pesquisas.

Quanto mais você precisar este público, maiores são as chances de você chegar nele via internet e acelerar a sua autoridade acadêmica. Então fique ligado…

Você pode até usar uma das 101 maneiras de ganhar dinheiro com seu conhecimento acadêmico agora mesmo.

Tendo isso definido, vamos ver agora aonde irá divulgar estes conteúdos…

6 Formas de divulgar seu trabalho e construir a sua autoridade

Antes de tudo, a sua autoridade será construída a cada conteúdo criado, a cada tema que você abordar e que mostrar conhecimento e domínio, então aproveite para tirar seus trabalhos da gaveta e mostrar ao mundo com estratégia.

Vamos às formas:

1- Site com Blog

É muito importante você ter um lugar que realmente seja seu na internet.

Por isso, é preciso que você tenha um blog ou um site para postar seus conteúdos e até mesmo pesquisas realizadas.

Você deverá investir um pouco em um bom domínio (nome do seu blog) e uma hospedagem (aluguel do seu espaço na internet) para início de conversa.

Hoje tem muitas empresas no mercado, então verifique a que melhor lhe atende tanto em preço como em suporte para que você não fique na mão se alguma “emoção” acontecer.

Site com Blog é uma das maneiras de fazer com que os robozinhos comecem a distribuir seu conteúdo para mais pessoas e, com isso, aumentar a sua autoridade acadêmica.

2 – Canal no Youtube

Não dá para ser uma autoridade se você não aparecer e já te falo que você terá sim que “colocar a cara” para o povo saber quem é você.

O Youtube é claramente uma ferramenta excepcional em se tratando de buscas por informações.

Não tenho dúvidas de que ele precisa fazer parte da sua estratégia para crescimento de autoridade, pois cria um vínculo mais imediato entre você, seu conhecimento acadêmico e o público que deseja atingir.

Faça vídeos no mínimo três vezes por semana, faça lives sozinho ou com convidados, crie grupo de membros, crie uma comunidade de acordo com o seu público, etc.

Vídeos conectam muito e as lives são ótimas para criar vínculos e fortalecer a sua autoridade. Aproveite os mecanismos de interação ao vivo com o público também.

Ou seja, tudo deve estar a serviço do compartilhamento conteúdo relevante e de alto valor para quem está acompanhando.

3- Redes Sociais

As redes sociais são para socializar, mostrar seu dia a dia, seus trabalhos, sua evolução enquanto acadêmico que produz conhecimento.

Mostre os eventos que vai, os cursos que está fazendo, os alunos que atendeu e depoimentos sobre o seu trabalho.

Estes depoimentos contam muito para o reforço da sua autoridade, pois demonstram como você é visto de maneira admirável pelo seu público.

Afinal, ser uma autoridade não é algo que você se intitula, mas resultado do modo como seu público fala sobre você e como você é lembrado por ele como uma referência em tal assunto.

Felipe Asensi

Mas cuidado ao criar os conteúdos, pois cada rede social tem o seu linguajar e formato. Então crie conteúdos diferenciados e de qualidade para cada uma.

4-  Produtos e Serviços Próprios

Se tem algo que acadêmicos não gostam de falar é sobre dinheiro.

Mas você não vai ficar criando conteúdo à toa na internet, divulgando suas pesquisas à toa.

Você pode até fazer isso, mas por que não também ser remunerado por este conteúdo? Confira só neste vídeo uma aula inteira minha sobre o assunto:

Nós trabalhamos e estudamos muito e nós podemos sim ser bem remunerados pelo conhecimento acadêmico que passamos se tivermos a estratégia adequada.

Por isso, você pode e deve sim criar os próprios e-books, cursos, treinamentos e divulgá-los em seus canais de comunicação, que já possuem uma audiência.

Se o seu conteúdo for realmente de qualidade e ajudar quem te seguindo, isso aumentará bastante as chances de contratação dos seus produtos e serviços.

E ainda tem mais: se a pessoa gostar do seu produto ou serviço, ainda te indicará para os amigos. A melhor propaganda é o boca a boca, então lembre-se disso sempre.

5- Networking

Algo muito importante a ser feito desde a época de faculdade é o networking.

Sim, você precisa se relacionar com outras pessoas nos eventos que for, falar o que faz, sobre o que será sua próxima pesquisa, etc.

Se você não promover parcerias e interagir com diversos acadêmicos, ninguém saberá da sua existência ou do conhecimento que você pode contribuir com o mundo.

Por isso, sempre vá a eventos, congressos, participe de grupos que sejam relacionado a sua pesquisa e especialização e mostre em suas redes sociais o que você está aprendendo de novo.

6- Anúncios

Olha, você não precisa começar investindo em marketing pago, mas em algum momento você vai querer fazer isso para ganhar velocidade na construção da sua autoridade acadêmica.

Eu te convido a fazer um anúncio pago de R$10 no Facebook ou no Instagram para você testemunhar com seus próprios olhos a diferença que faz na sua presença digital.

Os anúncios pagos ampliam a sua visibilidade para quem deseja aprender com o seu conhecimento acadêmico e valem muito a pena, além de você poder fazer os anúncios com base na sua possibilidade econômica.

Preciso fazer isso tudo mesmo para criar construir a sua autoridade?

Se fosse em outros tempos eu até diria que não, mas a resposta é que hoje você precisa sim.

Se você quer se destacar pelo seu conhecimento acadêmico, economizar tempo e evitar ficar batendo cabeça, é importante sim começar agora mesmo.

E para te ajudar a encurtar o caminho e você construir sua autoridade acadêmica mais rápido e ser muito bem remunerado por isso, eu te recomendo ingressar na minha próxima turma do Programa Empreendedorismo Acadêmico.

Dessa forma, você não precisará esperar por décadas para construir a sua autoridade e levar anos fazendo vários concursos para só assim ser bem remunerado.

Assine a lista de espera, pois são poucas vagas. Corra para garantir a sua….

Nos vemos lá!

4 comentários em “Como divulgar a sua produção acadêmica e construir a sua autoridade com isso”

  1. Joelma Freire Gandra dos Santos

    Boa tarde!

    Perdi parte da maratona, preciso muito aprender sobre produção de artigos.

    Como faço pra conseguir outra chance!?

    Abraços e parabéns por está iniciativa tão importante pra tantos como eu!

    1. Olá Joelma,
      Que legal saber que você participou do evento.
      Então, eu de vez em quando realizo essas maratonas.
      Podexá que avisarei por email (se você estiver cadastrada na minha base) e nas redes sociais.
      Tamos juntossssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço

Travessa Expedicionário Aquino Araújo, n. 744/1001
Vila Velha/ES - Brasil
CEP: 49100-032

Acesse ainda mais conteúdos para a sua carreira acadêmica

© Felipe Asensi | Todos os materiais e conteúdos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais

Olá, Eu sou o Felipe!

Assine nossa news e fique informado.

×